Mais de 76% das demandas apresentadas pela sociedade são solucionadas
No próximo dia 28, a Ouvidoria Geral do Recife completa três anos de atividades. Criada pela atual gestão, a Ouvidoria atendeu, nesse período, a 31.439 chamadas da população com um índice de resolução de 76,65%. A maior parte das demandas são relativas às questões de Saúde, Finanças, Mobilidade e Controle Urbano, além de assuntos relacionados ao trânsito e limpeza urbana.
Criada por meio do Decreto 28.555 de 28 de Janeiro de 2015, A Ouvidoria do Recife é referência para os setores públicos e privado. Esse projeto serve de modelo para as futuras equipes, repassando orientações técnicas sobre a implantação do sistema, procedimentos formais e atendimento ao cidadão.
Em três anos, a Ouvidoria do Recife, através dos seus representantes já realizou e participou de 52 reuniões, 74 visitas técnicas, 11 Ouvidorias Itinerante e 14 eventos na área de Ouvidoria. Além disso capacitou e orientou a implantação de Ouvidorias nas Prefeituras de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina, Caruaru, Cupira, Rio Formoso e Paulo Afonso (BA), além Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira e Recife, Faculdade Estácio de Sá, Sport Club do Recife e Santa Cruz Futebol Clube.
Conforme a pesquisa de satisfação realizada pela equipe da Ouvidoria após a conclusão das manifestações, 50,85% das pessoas que responderam afirmam que sua manifestação foi parcialmente ou totalmente solucionada. Os canais mais acessados foram o site da Ouvidoria e o fone 0800 281 0040. Ainda de acordo com a pesquisa de Satisfação, 89,99% dos cidadãos acompanham ativamente o andamento do seu registro.
A Ouvidora Geral do Recife, Izabela Mendes, destaca o apoio do Executivo e de todas as Secretarias e órgãos da Prefeitura, como um dos pilares para alcançar as metas. "Além das instalações físicas, que proporcionam um ambiente adequado para o trabalho, o engajamento dos nossos colaboradores é fundamental no desenvolvimento do projeto", disse.
A Ouvidoria Geral do Município pode ser acessada pelo site clicando aqui. As demandas são registradas e o usuário poder fazer o acompanhamento pela internet. O atendimento também é oferecido por meio da central de tele-atendimento, pelo telefone 0800 281 0040, das 7h às 17h; presencialmente na sede da Ouvidoria Geral do Município, no andar térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife, das 7h às 17h; ou pelo e- mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br.