Prefeitura do Recife apresenta projeto em Seminário Nacional de Ouvidoria

10.06.24 - 08H55
Prefeitura do Recife apresenta projeto em Seminário Nacional de Ouvidoria

Prefeitura do Recife apresentou o projeto Ouvidoria 4.0 durante um evento promovido sobre o tema pela Controladoria-Geral da União (CGU). O encontro foi realizado em João Pessoa, na Paraíba, e reuniu representantes de todo o Brasil.

O projeto foi apresentado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Rafael Figueiredo, e é uma nova ferramenta que fará a análise do sentimento da população em relação aos serviços prestados pela gestão municipal, por meio do cruzamento dos dados registrados em todos os canais de atendimento que a prefeitura possui atualmente, como a Ouvidoria-Geral, Conecta Recife e Ouvidoria SUS.

O resultado será a geração de relatórios diários que poderão ser acompanhados, por exemplo, pelo prefeito, secretários e presidentes de órgãos e autarquias, apoiando na tomada de decisão.

No seminário foram apresentados painéis e realizadas rodas de conversas sobre temas como a relação entre ouvidoria e corregedoria no tratamento de denúncias de assédio, o papel da ouvidoria no engajamento social e competências a serem desenvolvidas para o melhor atendimento. 

Além disso, foram abordadas as intersecções entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

A comitiva do Recife contou com a participação do secretário-executivo de Auditoria, Correição e Controle Social, Rodrigo Brayner, gerente-geral de Controle Social, Ricardo Cardoso, e da ouvidora-geral do Município, Carmen Sofia Carvalho.

"Encontros como esse promovem o compartilhamento de boas práticas em Ouvidoria, além da divulgação de inovações aplicadas aos serviços públicos", afirmou Rodrigo Brayner.

Como funciona uma ouvidoria

A Ouvidoria Pública Municipal é o setor responsável por receber as demandas da população e que deve prezar pela boa qualidade dos serviços públicos. Ela funciona como um canal para que os moradores apresentem sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos municipais.

O ouvidor municipal é um interlocutor entre a população e a administração pública. As informações coletadas através da ouvidoria permitem a análise das ações que são necessárias para o bem-estar da sociedade.

A ouvidoria deve ser instalada em localide fácil acesso para os moradores e deve prezar pela privacidade e segurança do cidadão que quiser expor suas sugestões.