Ouvidoria Geral do Município do Recife recebe homenagem da Câmara do Recife no Dia Nacional do Ouvidor

Luciana Macedo, gerente geral de controle social/CGM; Vereador Marco Aurélio Filho e Cardinalle Figueiredo, ouvidora geral em exercício da PCR.

A Ouvidoria Geral  do Município do Recife foi uma das 19 ouvidorias homenageadas em uma reunião solene  realizada nesta quarta- feira (26), no plenário da Câmara Municipal do Recife. O Evento também prestou homenagem ao Dia Nacional do Ouvidor e aos dez anos de fundação da Ouvidoria da Casa de José Mariano. A solenidade foi uma iniciativa do vereador Marco Aurélio Filho, que é ouvidor da Câmara. e presidida pelo vereador Felipe Alecrim.

Além dos vereadores, compuseram a mesa de honra, a diretora da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), Luciana da Cunha Cruz; o vice-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), José Roberto de Souza Cavalcanti; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins; a promotora e ouvidora do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Maria Lizandra Lira de Carvalho, e a ouvidora geral em exercício da Prefeitura do Recife, Cardinalle Figueiredo.

Ao ocupar a tribuna para fazer as suas considerações, o vereador Marco Aurélio Filho ressaltou que é através da Ouvidoria que os cidadãos podem fazer suas denúncias, críticas e sugestões, além de terem acesso à informação. Ele agradeceu o empenho e a dedicação dos servidores que atuam na Ouvidoria da Câmara do Recife, da mesma forma ao presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), que lhe convidou para ser ouvidor do Poder Legislativo.

“A Ouvidoria é uma importante ferramenta de cidadania”, ressaltou. ”Ao assumir a Ouvidoria da Câmara Municipal do Recife ratifiquei tudo o que pensamos sobre a nossa missão enquanto vereador: somos pontes entre as pessoas e o poder constituído”. Marco Aurélio Filho afirmou, ainda, que objetiva realizar muitos trabalhos à frente da Ouvidoria e aproveitou para enaltecer os ouvidores presentes “que lutam diuturnamente para melhorar o atendimento nas instituições do Recife”. Em seguida, foram convidados, nominalmente,  representantes de 19 ouvidorias para receberem o diploma em alusão ao Dia Nacional do Ouvidor.

A ouvidora geral em exercício, Cardinalle Figueiredo, disse da satisfação de participar da solenidade. “É muito gratificante, pois estamos à frente de um trabalho tão honroso onde damos oportunidades aos cidadãos recifenses e aos servidores de terem um canal em que possam colocar todas as suas ansiedades, desejos e perspectivas”. Ela afirmou que a ouvidoria vem se fortalecendo cada vez mais com o tempo. “Estamos conseguindo nivelar as nossas informações com outras entidades e percebemos a importância disso”, salientou.

A Ouvidoria Geral  do Município do Recife, vinculada à Controladoria Geral do Município, vem ganhando visibilidade nacionalmente. Em 2022 recebeu  título de "Ouvidoria Destaque"  do mês de abril. Esse título foi divulgado pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), cujo papel é difundir as ouvidorias como instrumento de aprimoramento democrático. Esse não é a primeira menção recebida, pois a Ouvidoria do Recife já foi reconhecida também pelas melhores práticas, no quesito simplificação e desburocratização dos serviços públicos, título concedido no ano passado pela Ouvidoria Geral da União, vinculada à Controladoria-Geral da União(CGU).