Ouvidoria Geral do Recife apresenta modelo de gestão a vereador

s

Controlador Ricardo Dantas compartilhou modelo de funcionamento ao vereador Marco Aurélio Filho, que, este ano, assumirá a Ouvidoria do Legislativo Municipal. Parlamentar propôs uma cooperação técnica entre os órgãos

Apresentando o modelo de gestão que se tornou referência no Brasil, o controlador-geral do Recife, Ricardo Dantas, recebeu a visita do vereador recifense Marco Aurélio Filho, nesta sexta-feira (13). Na ocasião, o gestor municipal compartilhou o funcionamento da Ouvidoria-Geral do Município ao parlamentar, que, recentemente, assumiu o cargo de Ouvidor da Câmara Municipal do Recife. Na reunião, Marco Aurélio propôs uma cooperação técnica entre a Ouvidoria do Recife e a Casa de José Mariano.

A Ouvidoria-Geral do Recife é vinculada à Controladoria-Geral do Município e seu trabalho tem ganhado visibilidade nacional. Em abril de 2022 a ouvidoria do Recife recebeu o título de "Ouvidoria Destaque",  pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), cujo papel é difundir as ouvidorias como instrumento de aprimoramento democrático. Essa não é a primeira menção recebida, pois a Ouvidoria do Recife já foi reconhecida também pelas melhores práticas, no quesito simplificação e desburocratização dos serviços públicos, título concedido em 2021 pela Ouvidoria-Geral da União, vinculada à Controladoria-Geral da União (CGU).

"A Ouvidoria funciona como um instrumento de gestão pública e participação popular e a Controladoria está sempre buscando essa melhoria na qualidade dos serviços prestados pelo município", destacou o controlador Ricardo Dantas, que reforça que o órgão está à disposição de outras ouvidorias para troca de experiências sobre implantação e gestão de ouvidorias. Os ouvidores e demais interessados na área podem fazer visitas para conhecer a estrutura física e técnica.