A Ouvidoria Geral do Município do Recife, implantada em 28 de Janeiro de 2015, atualmente vinculada a Controladoria Geral do Município-CGM comemora hoje 28.01.22 sete anos de atuação e desenvolve não apenas um trabalho institucional, que tem por objetivo, subsidiar a gestão pública com dados estatísticos sobre o que é demandado pela população, a Ouvidoria desempenha um trabalho com impacto social, direcionado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, pois, no decorrer dos 7 ( sete) anos desde a sua implantação, já atendeu mais de 100 (cem mil) manifestações, classificadas entre as diversas naturezas de denúncias à elogios e alcançou uma média de 90% de resolutividade.
No decorrer dos anos foram realizadas 95 visitas técnicas, 124 reuniões, 92 Ouvidoria Itinerante, participação em 48 eventos institucionais, 07 divulgações em midias sociais, 13 audiências, e diversas mediações de conflitos. Tudo isso é resultado de muito esforço profissional, capacitação, sistema informatizado e estudos constantes para melhorar cada vez mais o atendimento prestado ao cidadão. Trabalhamos incansavelmente para transformar uma simples demanda em políticas públicas, porque o que é dito por um, pode ter relevância para uma cidade inteira.
Buscamos enquanto equipe, destaque no trabalho desenvolvido desde o atendimento presencial até a resolutividade das demandas registradas e não foi à toa que fomos premiados nacionalmente pela Ouvidoria Geral da União - OGU, como as melhores práticas de Ouvidorias do Brasil no quesito, Simplificação e Desburocratização dos Serviços Públicos. Este trabalho não é só nosso, porque uma Ouvidoria não terá êxito sem o apoio da Gestão, é um trabalho em conjunto que envolve todas as secretarias, órgãos e autarquias municipais, visando melhoria na qualidade de vida de cada recifense.