PCR adere à Rede Nacional de Ouvidorias e ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias

12.01.24 - 14H37

Em   solenidade   na   quinta-feira(14),   realizada  na  Superintendência  Regional  da  Controladoria-Geral  da  União  (CGU),  o  controlador-geral  do  Recife,  Ricardo  Dantas,  assinou  termos  de  adesão  que  permitirão  a  integração  da  capital  pernambucana à Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv) e ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias (Procor). Com isso, a Prefeitura passa a integrar dois importantes programas coordenados pela CGU, que buscam ampliar a participação e o controle social na gestão pública.

A  Rede  Nacional  de  Ouvidorias  é  um  fórum  de  integração  das  ouvidorias  públicas,  em  busca  da  consolidação  de  uma  agenda nacional com o objetivo de ampliar a participação social e garantir os direitos dos  usuários  de  serviços  públicos.  A  coordenação  é  exercida  pela  Ouvidoria-Geral  da União (OGU) e todas as ouvidorias que aderirem têm acesso às ações de capacitação para agentes públicos na área de ouvidoria,  à  informação,  boas  práticas,  entre  outros. Já o Procor visa apoiar os órgãos e as  entidades  da  União,  dos  estados  e  dos  municípios na execução aprimoramento de procedimentos  correcionais,  desenvolvendo novas tecnologias e soluções inovadoras para  aperfeiçoar  apurações,  além  do  intercâmbio  de  informações  e  experiências  entre as Corregedorias.

“A  adesão  à  Renouve  e  ao  Procor  vai  permitir  uma  aproximação  entre  a  CGU  e  a Controladoria-Geral do Município, instituições que têm propósitos públicos semelhantes.  Com  essa  união,  a  CGM  vai  se  manter  sempre  atualizada  com  as  melhores  práticas  de  ouvidoria  e  de  atividades  correcionais,  melhorando  seus  processos,  além  de  ganhar  mais  força  e  visibilidade  nas  ações  de  promoção  à  integridade  pública  e  também  no  controle  institucional  e  social  dos  gastos públicos, a partir da troca de experiências e do compartilhamento das melhores práticas, sempre em busca de soluções para problemas  comuns,  em  prol  da  sociedade  recifense”, destaca Ricardo Dantas.

Durante  o  evento,  Ricardo  Dantas  foi  recebido  pela  superintendente  da  CGU  de  Pernambuco,  Conceição  Policarpo  Correia  Mourão  de  Oliveira,  pelo  coordenador  do  Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção, Abelardo Jorge Lessa Lopes e pelo Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, Deolindo Pedro de Aquino Filho."

Ao aderir à Rede Nacional de Ouvidorias, a CGM Recife passa a  integrar o Programa  de  Fortalecimento  das  Ouvidorias,  que  tem  como  intuito  apoiar  toda  a  rede  na  execução  das  atividades.  Entre  os  objetivos estão o aperfeiçoamento da gestão de  processos;  o  uso  de  novas  tecnologias  e  soluções  inovadoras  para  aperfeiçoar  o  tratamento  das  manifestações  dos  cidadãos;  o  intercâmbio  de  informações  e  de  experiências entre as ouvidorias, além de capacitações, cursos e modelos de maturidade de gestão", explica a superintendente  Conceição  Correia  Mourão  de  Oliveira.  Ela ainda ressalta que o ingresso ao Procor permitirá  que  a  Prefeitura  do  Recife,  por  meio  de  seus  servidores,  tenha  o  acesso  a  cursos  e  treinamentos  sobre  atividades  correcionais, elaboração e distribuição de material técnico e orientativo, assim como a  disponibilização  dos  sistemas  informatizados da Corregedoria-Geral da União.

Também estiveram presentes na solenidade,  o  secretário  executivo  de  Auditoria,  Correição e Controle Social da CGM, Rodrigo Brayner, a gerente geral de Controle Social da CGM, Luciana de Macedo, a ouvidora-geral, Carmen Sofia Nascimento, a presidente da Comissão Central de Inquérito, Maria Laura Lins e a chefe de Divisão de Auditoria da CGM, Ana Beatriz Burgardt." Acredito  que  a  participação  social,  exercida através da Ouvidoria e as práticas das atividades de correição, ganharão muito  em  qualidade  com  o  ingresso  da  CGM  na  Renouv  e  no  Procor,  que  atualmente contam com 2.273 e 349 membros, respectivamente. A partir da viabilização de uma agenda comum, da observação e troca  de  experiências  com  outros  participantes  desses  dois  importantes  programas,  a  CGM  dará  um  importante  passo  para  a  excelência,  especialmente  pelo intercâmbio  de  conhecimentos,  informações e boas práticas com as demais ouvidorias  e  unidades  de  correição  integrantes",  explica Rodrigo Brayner.

Ele ainda ressalta que será possível harmonizar os conceitos e diretrizes, buscando um ambiente de convergência normativa e conceitual, de modo a permitir uma maior segurança jurídica nas ações adotadas pelo Recife aliada ao aperfeiçoamento da gestão pública e na defesa dos usuários de serviços públicos.
Programas são ligados à Controladoria-Geral da União e permitem acesso às melhores práticas de Ouvidoria, atividades Correcionais e aprimora o controle social